quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aula 06/10/2011






Comentário sobre o artigo: Ensinando a dividir o mundo; as perversas lições de um programa de televisão.

     O texto que reflete a pedagogia aplicada na tv, influenciando os seus espectadores. Quando a autora desta discussão, Marisa Vorraber Costa, mestre em educação pela UFRS, diz:

Como no programa que eu analisava, lá estava a competente mestra - a mídia -, insistindo em nos contar e mostrar o que estava "realmente" acontecendo, ensinando sobre o mundo, sobre a vida, fabricando epopéias e tragédias, conformando opiniões, capturando nossa atenção, oferecendo versões, moldando nossos sentimentos, fazendo-nos chorar de revolta ou de pena, inventando vilões e heróis, enfim, produzindo suas histórias, seus relatos, interpelando-nos, praticando sua pedagogia.


     Nos conformamos com o que recebemos de informação, através da televisão, que manipula nossos sentimentos, reações, conceitos e valores. Passando as informações como verdades inquestionáveis. Somos então o palco onde os produtores colocam os personagens, criando a sua história de acordo com os seus interesses políticos e culturais. (COSTA, 2002)

Elisyanne e Solaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário